Em Setembro comecei a usar aparelho ortodôntico fixo e neste post quero esclarecer algumas dúvidas que quem vai usar aparelho pode ter.  Tudo o que vou dizer neste post baseia-se na minha experiência e, claro, como ninguém é igual a ninguém, o que aconteceu/acontece/acontecerá convosco poderá não ser o mesmo que a mim.

Comecei a usar aparelho porque tinha um dente de baixo torto e os dentes de cima não estavam alinhados com os de baixo. Havia quem não reparasse, mas acabava por ser mais do que uma questão estética, visto que também não tinha espaço para que crescessem os dentes do siso.

Algumas pessoas colocam o aparelho de baixo e o aparelho de cima ao mesmo tempo, mas eu usei apenas o aparelho em cima durante cerca de 3 meses. Durante os primeiros meses, o resultado que vi foi a nível do alinhamento dos dentes. Nesta foto podem ver como tinha os dentes, agora eles já não são nada assim e estão bem mais direitinhos.

Quando comecei a usar aparelho em cima, tive algumas dores nos primeiros dias e comer não era fácil na primeira semana. Lavava umas 8 vezes por dia os dentes (não estou a exagerar!), pois era uma sensação bastante estranha e parecia que tudo aquilo que eu comia ficava no aparelho.

O processo de lavagem dos dentes também se modificou um bocadinho, visto que é preciso ter uma especial atenção em relação à forma como lavamos os dentes. Foi-me oferecida uma bolsinha com algumas coisas que me poderiam ser úteis.  Desde que tenho aparelho que uso escovilhão, o que ajuda imenso a manter os dentes limpos. A minha pasta de dentes é branqueadora, mas já gostava de a usar antes. A escova que uso agora também é apropriada para quem use aparelho. A Elgydium é, sem dúvida, a minha marca de eleição no que toca a produtos para os dentes.

Como me faltava mesmo espaço tive de arrancar 4 dentes, dois em cima e dois em baixo. Não foi um processo assim tão doloroso e o que mais incomoda é o espaço que fica, enquanto os dentes não se aproximam.

O aparelho em baixo foi mais doloroso, para comer senti uma grande impressão durante cerca de duas semanas e fui tendo algumas dores. Mas o ser humano habitua-se muito facilmente à mudança e passado uns tempos, o aparelho já fazia parte de mim.

Tenho, também, um ferro no céu da boca, que serve tem a função de acelerar o processo de aproximar os dentes, já que fiquei com os buraquinhos dos dentes que arranquei.

Até tirar o aparelho restam-me muitos meses (cerca de 2 anos) e como tal vou poder usar imensas cores nos elásticos! A primeira cor que usei é a minha preferida, rosa claro, que fica muito discreto, também gostei muito de usar roxo em alternância com lilás. Também já usei azul claro, azul turquesa, laranja + rosa, vermelhe e cinzento. Não me atrevo a experimentar o preto e tenho algum medo dos verdes, pois podem dar a sensação de que alface/couve (ou algo do género…) ficou nos dentes.

Espero que o meu post vos tenha ajudado e conto com comentários de quem já usou aparelho e gostaria de partilhar a sua experiência! Caso tenham alguma dúvida, digam-me! Smile 

Comente esta publicação!

Connect with Facebook

  • RSS
  • Facebook
  • YouTube
  • Bloglovin
  • Instagram